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Chatbot: o que é e como funciona para melhorar o atendimento ao cliente

Se você está procurando informações sobre o chatbot, o que é e como funciona, então você está no lugar certo.


Aqui, não apenas ajudaremos você a aprender sobre seus principais recursos, mas também como implementá-lo.


Dessa forma, você pode adicioná-lo a todos os seus canais de comunicação com o cliente.

A importância de ganhar credibilidade online é um desafio sem fim. Diríamos mesmo que a reputação online tem um peso maior na hora de criar a estratégia de vendas de uma empresa.


Por isso, é importante que você consiga estabelecer uma boa comunicação com o cliente para que ele se sinta mais seguro na hora de comprar.


Está comprovado que 50% dos consumidores online preferem empresas que tenham um chat onde possam se conectar.


Por outro lado, eles esperam que o negócio esteja disponível 24 horas por dia.


Ou seja, eles esperam receber respostas mesmo fora do seu horário comercial. Por isso essa ferramenta é muito importante para suas vendas digitais.


Mas o que é um chatbot e como ele funciona? Quais são seus casos de uso e por que você deve implementá-lo em seu negócio?


Tudo isso e muito mais você aprenderá nesta publicação. Além disso, você conhecerá os passos para criar um chatbot.


O que é um chatbot?

Em palavras simples, podemos entender que um chatbot é uma ferramenta que pode se comunicar com as pessoas por meio de chats.


Assim, os chatbots online tornam-se os companheiros de todas as pessoas e estão prontos para ajudá-los.


É por isso que a presença dos chatbots está nos principais canais digitais de atendimento ao cliente. Por exemplo, WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram, web chat, entre outros.


Ou seja, é um software de atendimento ao cliente que adere facilmente a todos os canais digitais de um negócio. Isso permite uma maior proximidade com o usuário.


Como funciona um chatbot?

Antes de saber como instalar o chatbot, primeiro conheça seus principais recursos de funcionalidade.


Para simplificar, digamos que a tecnologia chatbot funcione sob regras pré-estabelecidas por você ou seus agentes de atendimento. Essas regras agem com base em ações ou cliques do usuário.


Por exemplo, um chatbot online pode iniciar uma conversa desta forma: Deseja receber ajuda em seu processo de compra?


Dependendo da resposta do usuário, o bot lhe dará uma resposta instantânea; isso, porque por trás disso já tem uma ramificação de possíveis respostas e conversas.


Outro caso para você entender como usar um chatbot é reconhecer uma determinada palavra-chave ou grupo de palavras.


Por exemplo, o bot pode ser configurado para dar uma resposta se detectar a palavra "ajuda" no chat do usuário. Assim, o bot estará pronto para oferecer suporte ao usuário.


Um exemplo claro está nas vendas por chat. Imagine que você tem uma loja de pólo. E o usuário escreve sobre “camisas polo vermelhas para homem”.


Depois que o bot detectar essa frase, ele oferecerá automaticamente produtos relacionados à sua pesquisa.


Para que você entenda melhor o chatbot que é e como funciona, você deve entender alguns princípios de sua linguagem natural sobre a qual ele é construído.


Processo de linguagem natural

Nesse primeiro momento, a tecnologia do chatbot divide os textos dos usuários antes de processá-los.


Ou seja, desfragmenta a mensagem do usuário para convertê-la para minúscula, corrige alguns erros de ortografia e dá um veredicto final sobre uma palavra-chave.


Embalagem de linguagem natural

Depois que a mensagem do usuário é dividida, o bot pode entender o que a pessoa quer dizer.


Dessa forma, ajudará a construir um diálogo mais direto e fluido com a pessoa. Desta forma, é oferecida uma boa comunicação com o cliente.


Criação de linguagem natural

Quando o chatbot online já sabe do que o cliente está falando, ele automaticamente busca em seu repositório as respostas configuradas e estabelecidas pelo humano.


O bot usará as informações para criar a resposta mais precisa para o usuário.


Por isso, uma boa comunicação com o cliente não deve ser apenas dar respostas pré-desenhadas por um chatbot.


Cabe a nós criar uma boa base de resposta para atendimento digital ao cliente. Portanto, é importante que as respostas sejam como se você estivesse conversando com um amigo ou amiga.


Dessa forma, você estará mais próximo de seus clientes.


Saiba mais sobre atendimento ao cliente no vídeo abaixo.



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