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5 dicas para melhorar o atendimento pós-venda e fidelizar mais clientes

Hoje em dia, melhorar os serviços pós-venda é muito importante, pois as empresas precisam ter clientes mais fiéis.


Portanto, parte das estratégias para aumentar as vendas online não está na conquista de novos clientes, mas na construção de um bom relacionamento com os usuários que já compraram.


E é aí que entram as estratégias de atendimento pós-venda, cada vez mais sujeitas às mudanças aceleradas da era digital e do comportamento do usuário.


Levar em conta o impacto da transformação digital na vida dos clientes é o primeiro passo para começar a aplicar ações para fidelizar o cliente.


Fica claro também que a continuidade da busca de novos clientes não deve te deixar de fora das estratégias para aumentar as vendas.


Conseguir mais clientes e reter os que você já tem é um trabalho que anda de mãos dadas para que os objetivos comerciais de qualquer negócio possam ser alcançados.


Mas saber reter clientes é muito mais barato do que conquistar novos, neste artigo você vai aprender como desenvolver uma estratégia de pós-venda, 5 dicas para melhorar sua aplicação e alguns exemplos que vão te inspirar. Mas primeiro, vamos considerar o que isso significa.


O que significa serviço pós-venda?

O serviço pós-venda significa que o suporte contínuo ao cliente é oferecido a você após a compra. O pós-venda é pensado para terminar quando o cliente recebe o produto, no entanto, isso é apenas o começo.


Tudo que envolve pós-venda são as atividades que são feitas após a venda de um produto. Por exemplo:

  • Pergunte ao cliente como seu pedido chegou.

  • Colete a experiência do cliente com o produto após uma semana de uso.

  • Envie-lhe ofertas exclusivas.

  • Dê-lhe presentes quando for seu aniversário.

  • Implemente o acesso rápido ao atendimento ao cliente.

A lista pode continuar. Mas o que deve ser levado em conta é que é importante saber vender como aplicar corretamente as ações para fidelizar clientes por meio do atendimento pós-venda.


Desta forma, os clientes que ficam com o seu negócio serão de qualidade.


Agora que você já sabe o que significa serviço pós-venda, saiba qual é a importância que ele cumpre para atingir os objetivos de fidelizar clientes dentro de um negócio.


Como desenvolver uma estratégia de pós-venda em 5 passos


1. Crie uma rota de contato pós-venda

A base dos serviços pós-venda é manter uma comunicação eficiente com os clientes. A busca de oportunidades de contato é um ponto crucial para qualquer campanha de pós-venda. Portanto, estabeleça um esboço de todas as ações que você realizará após o fechamento de uma venda.


Por exemplo, após uma compra, você pode enviar um formulário para responder sobre como foi a experiência.


2. Crie um plano de fidelidade

Para que as estratégias de atendimento pós-venda sejam aplicadas corretamente, é importante que você tenha um plano de fidelidade. Mas o que esse plano contempla? Aqui estão alguns postos-chave a serem considerados:

  • Crie uma faixa de desconto apenas para clientes antigos.

  • Segmente os clientes por compras repetidas.

  • Estabeleça um cronograma para o envio de mensagens.

  • Crie descontos para clientes que compraram apenas uma vez.

Siga esses pontos e comece a fidelizar clientes que já compraram de você. Lembre-se que uma estratégia de fidelização faz parte do pós-venda e busca aproximar ainda mais os clientes por meio do lucro.


3. Ofereça informações exclusivas

Os clientes querem se sentir únicos. Um exemplo claro está no Dinners Club, seus clientes são chamados de membros.


Agora você mesmo deve dar um nome aos seus clientes e enviar-lhes informações que eles não podem encontrar em nenhum lugar. Por exemplo, ofertas exclusivas ou lançamento de produtos.


4. Dê presentes em datas especiais

Dê presentes aos clientes que sempre compram de você. Isso fará com que eles se sintam muito especiais.


Por exemplo, no aniversário dele você pode enviar um pequeno produto ou oferecer um desconto especial. Tudo vai depender do orçamento que sua empresa administra, muitas vezes você pode fazer grandes coisas com pouco orçamento.


O ideal é buscar aumentar o bem-estar dos clientes para aumentar as vendas online.


5. Atualize seu banco de dados ou CRM

Nunca pare de atualizar seu banco de dados, isso permite que você tenha as informações do cliente em mãos e, assim, você pode aplicar estratégias de atendimento pós-venda muito mais rapidamente.


Também é importante coletar informações dos chats de seus clientes. Assim, você pode descobrir quais perguntas frequentes são as mais solicitadas ou qual produto gera mais interesse.



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